Emagrecimento de Jacaraípe pela prefeitura de Serra gera peocupação na população
Moradores e comerciantes estão temerosos ao ver o número de caminhões que diariamente levam areia daquela praia para o engordamento de Manguinhos, "praia dos ricos". Em Vitória, quando a prefeitura engordou Camburi, utilizou areia de alto-mar. A equipe do GMNews procurou a prefeitura para saber se há licenciamento ambiental para a atividade mas não obteve resposta.
Moradores de Jacaraípe, na Serra, estão preocupados com um possível crime ambiental praticado na localidade, que tem provocado o emagrecimento da praia. “Estão emagrecendo Jacaraípe para engordar Manguinhos, praia dos ricos”, disse o morador Daniel Luiz da Silva, de Castelândia.
De acordo com o morador, a quantidade de caminhões que retira areia diariamente do lugar é grande e a placa garante que a operação vai durar 150 dias. “Já visualizamos cerca de 300 ovos de tartaruga remexidos porque escavaram numa ninhada. Gostaríamos de saber que órgão ambiental ofereceu autorização para esta atividade, que na minha opinião é criminosa”, observou.
Segundo Daniel, a prefeitura de Serra deveria seguir o exemplo do que foi feito em Vitória. “Lá, o prefeito mandou a draga para o alto-mar, quando quis engordar a praia de Camburi”, explicou.
Os quiosqueiros também estão preocupados de perder seus comércios. “Quando tem frente fria, a maré sobre muito e joga água na rua. Isso também ocorre na época de maré grande, que vai de março a abril. Imagine com este emagrecimento da praia? As águas chegarão às nossas residências!”, preocupa-se.
O que segura a água do mar, é a areia, diz o senhor, que garante que mesmo antes de tanta retirada de areia, o mar já avançava até o campinho. “Em breve estará invadindo nossa praça. Algum órgão fiscalizador precisa olhar por nós”, suplicou.
A redação do Portal de Notícias GMNews procurou pela prefeitura, como tem feito em diversas pautas, e mais uma vez, não obteve resposta.