Empreendedor, É o momento de definir as prioridades para 2021
DICA: QUANTO ANTES MELHOR. Ricardo Teixeira Mendes é Administrador de Empresa - UFES e MBA em Gestão Comercial / FGV
Muitos têm aquele sentimento que o ano só começa depois do carnaval. Pois é, para quem é empreendedor sabe muito bem que o ano já começa com uma série de compromissos e que devemos aproveitar bem o início deste período. O ano de 2021 traz ainda um contorno especial, visto os desafios que trazemos de 2020. A realidade é que, mal deu para respirar e já precisamos arregaçar as mangas e iniciarmos o ano com bastante foco.
Devemos aproveitar os primeiros dias de janeiro e nos planejar para começar bem este novo ciclo. Avaliar o ano que passou e definir os objetivos a serem trabalhados é fundamental – e não estamos falando exclusivamente da definição de metas de faturamento, ampliação de mercado etc. Precisamos separar um tempo e listar as principais necessidades do nosso negócio e, acima de tudo, definir as prioridades. São as resoluções fundamentais do ano, aquilo que deve nortear as nossas ações - é a preparação para a corrida que se inicia. Muitas vezes temos uma série de ideias e projetos, mas sabemos que na rotina do nosso dia-a-dia, não conseguimos implantar aquilo que necessitamos - logo, foco e disciplina são fundamentais para isso. Por isso, fica a dica, é melhor definir menos objetivos, mas que sejam consistentes com as prioridades e desafios da empresa e que planejemos de forma que sejam implementados junto com as nossas atividades ao longo do ano. Por isso que dizemos, quanto antes começarmos, melhor!
Para facilitar as resoluções a serem definidas, listamos a seguir alguns temas importantes para orientar a reflexão dos empreendedores:
1. Fazer uma avaliação geral dos últimos 12 meses: estamos no início de um novo ano e é importante, num momento de desafios, termos uma visão sólida da situação da empresa e do mercado. Resgatar as iniciativas que foram adotadas para atravessar a crise é um bom começo. Muitos empreendedores encontraram soluções ou oportunidades novas, porém neste momento vale uma avaliação, até para poder potencializar essas novas oportunidades. Ter uma visão clara do negócio ajudará a identificar as nossas prioridades.
2. Acompanhar os indicadores da empresa: pode parecer uma dica elementar, porém muitas empresas não fazem o acompanhamento de indicadores básicos. Ter um bom sistema ou algum tipo de controle é importante para o diagnóstico e a tomada de decisões. Uma boa resolução neste início de ano é a estruturação das informações de forma que o empresário possa verificar, por exemplo, oportunidades de redução de despesas, melhor definição da margem de contribuição de cada produto ou melhor gestão do estoque, entre outros benefícios. Navegar no mundo dos negócios sem saber onde se está e para onde se quer ir é uma aventura muito perigosa.
3. Planejar o fluxo de caixa: ter um caixa saudável é importante num momento de crise. Isso nos possibilita aproveitar algumas oportunidades, além de representar uma segurança para situações emergenciais. Uma dica é ter um controle de estoque bem adequado às vendas para não se alocar recursos em excesso em mercadorias que não giram, como também controlar bem os prazos de recebimento dos clientes. Além disso estamos numa época de SELIC baixa (a menor taxa da história), o que é uma oportunidade para quem possui financiamentos verificar as taxas contratadas e procurar no mercado bancário alternativas para trocar dívidas mais caras por outras mais baratas. Dependendo das condições, o empresário consegue uma boa economia com as despesas financeiras.
4. Fazer bom uso do marketing e das redes sociais: muitos associam a internet somente a criação de portais de e-commerce, marketing place etc, o que demanda investimentos maiores e muitas vezes não tem aderência ao tipo de negócio. Porém, a internet está a disposição de todos os empreendedores, principalmente com o uso das redes sociais. Vemos muitos negócios que ainda não possuem um presença digital nessas redes, não divulgando seus produtos e serviços. É uma iniciativa de relativo baixo custo, e que já dispomos de alguns profissionais que podem assessorar os empreendedores a ter um canal de marketing digital mais interativo e que chegue até o público alvo. Esta é sem dúvida uma ótima resolução para 2021.
5. Valorizar e fortalecer a equipe de trabalho: não podemos esquecer das pessoas. Uma boa equipe, com o devido engajamento, possibilita alcançar melhores resultados. Uma equipe que entenda o propósito da empresa é uma equipe que tem melhores condições de prestar um bom atendimento, entendendo a demanda dos clientes. Uma possibilidade que decorre das vendas de fim de ano é verificar quem se destacou neste período, principalmente porque algumas empresas fazem contratações temporárias. O início do ano é um bom período para rever o nosso quadro de colaboradores e reforçar os princípios que nortearão o negócio ao longo do ano.
Esses são alguns temas que julgamos relevantes. Existem muitos outros, que podem variar de acordo com cada negócio. Independente do grau de amadurecimento da empresa, ou do seu porte ou estrutura, o que não podemos esquecer é que o ano se inicia para todo mundo, com oportunidades e desafios. Ter uma mente otimista e buscar a organização das prioridades é um passo importante para atravessarmos mais um ano e alcançarmos nossos objetivo. Por isso que reforçamos, quanto antes melhor.
Autor: Ricardo Teixeira Mendes
Administrador de Empresa - UFES e MBA em Gestão Comercial / FGV
https://www.linkedin.com/in/ricardo-teixeira-mendes-ba331157