Por que não se tem notícias de moradores de rua com Covid-19?
Por Sérgio Machado de Ávila Enfermeiro
As questões de higiene, principalmente das mãos, constituem estratégia importantíssima para a prevenção à disseminação do coronavírus. Entretanto, um grupo em especial tem limitações para executar este simples ato, os moradores de rua. Daí, pressupõe-se que estes poderiam ter maior acometimento pela Covid-19, o que na prática, não acontece. Vejamos alguns motivos que podem justificar isso:
O Coronavírus é transmitido principalmente através do contato. Via de regra, as pessoas mantêm distância de um morador de rua. E este distanciamento de classe social acaba por proteger o morador de rua.
O vírus sobrevive menos em locais com boa ventilação e iluminação, tal como as ruas. Logo, os moradores de rua estão menos tempo expostos ao vírus.
A Covid-19 acomete pessoas de todas as idades. Mas, tem maior índice de complicações e óbitos em pessoas idosas. Todavia, sabe-se que o percentual de moradores de rua, com idade avançada, é relativamente pequeno.
Sabe-se que a Covid-19 pode ser mais grave em pessoas obesas, e com diabetes. Normalmente, devido à pouca alimentação, moradores de rua são desnutridos e a sua baixa ingestão de carboidratos não contribuem com a diabetes.
Há fortes indícios de que a Vitamina D seja fator protetor para evitar Covid-19. Morador de rua, pela sua exposição ao sol, possui esta vitamina em alta.