Português (Brasil)

Portas fechadas: Centros de Referência em Assistência Social não atendem em plena pandemia

Portas fechadas: Centros de Referência em Assistência Social não atendem em plena pandemia

Num momento em que a população mais precisa da Assistência Social, as unidades do CRAS se encontram fechadas. A equipe do jornal GM News tentou contato com a Prefeitura da Serra mas não tem sido respondida. Há comentários de que as atividades estão concentradas no CRAS de Laranjeiras. Moradores alegam que não tem dinheiro para o deslocamento.

Compartilhe este conteúdo:

           

            Uma decisão do prefeito Audifax Barcelos, na Serra, está causando espanto e revolta na população. Num momento de crise econômica e desemprego em massa, causada pela pandemia do coronavírus, quando o assistencialismo deveria ser uma das principais pautas do governo, famílias estão sendo surpreendidas com portas fechadas em diversas unidades do CRAS – Centro de Referência  em Assistência Social.

            O local serve como ponto de apoio à população para orientação e diversos serviços sociais, como inscrições no cadastro único, cadastramento para o Bolsa Família, auxílio funeral, solicitação de cestas básicas e muito mais.

            Em Planalto Serrano, bairro que concentra população de baixa renda, o líder comunitário Paulinho do Churrasquinho comprovou o problema. “Acho um absurdo e uma falta de sensibilidade do prefeito. Esta unidade está fechada há mais de três meses,  justamente quando a população mais precisa. Me parece até mesmo proposital, para não receber aos desassistidos”, lamentou.

            Paulinho explicou que as atividades foram concentradas no CRAS de Laranjeiras, o que considera uma ideia errada, por dois motivos. O primeiro deles é que nem todos possuem dinheiro para o deslocamento. Outro é que concentrar atendimento provoca aglomeração. M

            Ele gravou um vídeo ao lado de moradores que tentam fazer solicitações via telefone para o CRAS de Laranjeiras mas nenhum funcionário atende as chamadas.

            “Estou fazendo este vídeo para que as pessoas que necessitam destes serviços, e demais interessados em ajuda-las, possam fazer nossa mensagem chegar ao prefeito Audifax. Prefeito, tenha sensibilidade e reabra estas unidades. Pense nas pessoas que estão necessitando de assistência social neste momento. Faça sua parte para que estes locais estejam adequados para o atendimento, com funcionários utilizando máscaras e oferecendo álcool em gel, mas não desampare quem precisa”, concluiu.

            A equipe do GM News tem entrado em contato com a prefeitura sem obter respostas.

 

Compartilhe este conteúdo: