Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio: conscientização é defendida pelo Instituto Ponte Para a Vida
Setembro Amarelo é um movimento mundial de combate ao suicídio.
Setembro Amarelo é um movimento mundial de combate ao suicídio. Pesquisas revelam que neste ano de 2020, o número de doenças da mente já superam as doenças físicas. Transtornos de todos os tipos, associados a esquizofrenias e psicoses trazem um alarmante: a depressão e a entrega da própria vida. Preocupada em diminuir os índices que assustam, a direção do Instituto Ponte Para a Vida programa para este mês uma série de atividades preventivas.
Presidida por Cláudio Oliveira da Silva, teólogo pós-graduado em psicanálise clínica, o instituto conta com uma equipe voluntária formada por técnicos e auxiliares administrativos. Há um corpo de psicólogos e psicanalistas que doam atendimentos a fim de minimizar sofrimentos e angústias.
“’Refletir sobre este assunto é muito importante, pois a cada 42 segundos uma pessoa tira a vida no mundo. A cada 12 minutos, acontece um suicídio no Brasil”, disse o presidente, que estará falando sobre como dar apoio aos pacientes de depressão e bipolaridade através de lives ao longo do mês.
O Instituto Ponte Para a Vida é uma OSC – Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, com sede na cidade da Serra. O público pode conferir um pouco mais sobre sua história e atuação através do site www.institutoponteparavida.com.br.
“Somos em torno de 30 pessoas, atuando na parte administrativa e parte clínica”, explicou o presidente. Segundo Cláudio, o instituto oferece atendimento a portadores de transtornos mentais, como bipolar e depressivo, além de outras doenças mentais.
“O mês de setembro é um mês de falarmos da prevenção ao suicídio, que é uma preocupação mundial. Queremos buscar ações mais efetivas para ajudar as pessoas em seu estado de sofrimento de forma permanente e não apenas em um mês”, explicou.
O trabalho do instituto é voltado basicamente para o atendimento. Durante a pandemia, as consultas estão resumidas a videochamadas. Os projetos, no entanto, são vários. Entre eles, um consultório sobre rodas para percorrer o estado e uma casa de apoio.
“Queremos chegar ao maior número de pessoas possível, sejam homens ou mulheres, jovens ou adultos”, disse. Com o veículo e com a casa de apoio, será possível desenvolver outros trabalhos como palestras seminários e campanhas educativas.
“Vivemos da vontade de atuar e de doações, através da conta bancária Banco Banestes, Agência 090 - Conta Corrente 2997588-5 - CNPJ: 33.989.110/0001-87, disse o presidente, autor do livro “Depressão, O Silêncio da Alma”, que pode ser adquirido nas livrarias virtuais a partir de consulta pelo Google. O livro concorreu, em 2010, ao prêmio Aretér de Literatura, ficando em 3° lugar no Brasil como melhor em sua categoria.