Thiago Carreiro quer ser um vice-prefeito atuante
Ele é jovem, cheio de gás e de vontade de ver Serra crescer cada vez mais. Com toda a animação de quem estudou Gestão Pública e ocupou cargos de representação da Grande Jacaraípe. Thiago Carreiro é sangue novo. Ele foi a escolha do médico Sérgio Vidigal para compor sua chapa na disputa à Prefeitura da Serra. Nesta entrevista, conheça um pouco de Thiago Carreiro, o vice de Dr. Sérgio.
Candidato, faça uma apresentação aos leitores do GMNews sobre quem é Thiago Carreiro.
Sou morador do bairro das Laranjeiras em Jacaraipe. Minha mãe lutou muito para dar dignidade a mim e à minha irmã. Sou Pai da Isabela, minha princesa de 4 anos e casado com a Thais Araújo. Não é a artista da Globo, rs, mas a família dela tem uma história linda com Nova Almeida. Tenho 32 anos, sou Cristão. Frequento a paróquia de São Pedro, em Jacaraipe. Formado em Administração pela Unesc Serra e em Tecnologia da Informação pelo Senai. Sou comerciante há aproximadamente 10 anos.
E foi no exercício do meu trabalho que minha jornada para melhorar a Serra começou. Em 2015, minha loja foi vítima de três assaltos no mesmo ano. Num deles, houve muita violência, o que traumatizou meus funcionários e deixou minha esposa - na época grávida - com muito medo. Esses episódios me fizeram fazer uma grande reflexão... e veio uma pergunta na minha cabeça: O que eu faço? Desisto? Desisto do meu sonho, da minha cidade, do meu negócio?
Enquanto eu vivia dias de profunda tristeza devido aos prejuizos e aos danos causados, uma cliente da loja me procurou e falou comigo que eu precisava me envolver mais com a comunidade, Disse que Jacaraipe precisava de gente nova e me convidou para participar de uma reunião do Conselho de Segurança. Cheguei na reunião e me deparei com 8 líderes comunitários e o até então comandante da 2a. Cia, Capitão Gustavo. Enxerguei o Conselho como uma ferramenta importante para melhorar a Segurança da região desde que a comunidade também participasse.
A partir daí comecei a participar de todos os debates da cidade, Seja em Laranjeiras, Serra Sede e principalmente na minha comunidade que me elegeu presidente do Conselho de Segurança da Grande Jacaraipe e também presidente da Associação Comercial, sempre como voluntário, doando tempo e recursos. E passei a liderar várias ações em busca de melhorias para a região.
Passei também a viver de perto com os efeitos da violência e da exclusão social. Tenho orgulho de ter liderado movimentos junto com outros atores importantes da comunidade como o da arena Riviera e do terreno para a Construção da futura sede da 14 Cia Ind. Nessa jornada, lutando por mais Segurança, por mais empreendedorismo e igualdade de oportunidades para os nossos jovens, chegamos à conclusão de que para fazer mais é preciso entrar para a política.
2 – Já teve experiência nas urnas? Como foi?
Em 2018, muitas pessoas ao meu redor, amigos, vizinhos clientes e todos que participavam comigo dos movimentos, me pediram para me candidatar. Foi uma experiência intensa e muito forte. Não sabia o que era uma eleição e nem fiz pré-campanha. Juntei alguns amigos e saimos andando pela Serra contando a minha história de vida e as ideias que tenho para fazer da Serra um cidade ainda mais feliz. Em apenas 30 dias conseguimos conquistar 3295 votos que me orgulho muito de cada um deles.
Após isso fiquei ainda motivado a contribuir com a Serra e em 2019 fui me preparar. Passei no processo seletivo do RenovaBr entre 31 mil inscritos de todo o Brasil Fui um dos 900 selecionados para estudar Política Pùblica com as melhores mentes do país em suas respectivas áreas, como o secretário de Educação de Teresina que tem a melhor Educação Básica do Brasil ou mesmo o Paulo Chap Chap, presidente do Albert Einsten e o Secretário de Saúde de São Paulo, que conseguiram grandes avanços.
3 – Tem experiência administrativa? Ocupou algum cargo político?
Nunca ocupei cargo político, sou um cidadão comum. Sou o primeiro da minha família a ter ensino superior. Sou formado em Gestão. Também sou membro do Instituto Lideres do Amanhã, que contribuiu muito na minha formação e principalmente na construção e na importância que dou aos meus valores. É um instituto capixaba de formação de Jovens líderes que tem objetivo de impactar o desenvolvimento econômico do Espírito Santo. Acredito que o melhor remédio para combater a pobreza é gerando riqueza e oportunidade para quem precisa. Os melhores programas sociais são a Educação e o Emprego.
4 – Como recebeu o convite do Dr. Sérgio Vidigal para ser seu vice?
Confesso que eu já tinha sido sondado por outros partidos para ser o vice-prefeito em outras chapas mas estava focado no projeto de vereador e muito feliz com todas as pessoas que consegui conectar ao meu lado, pessoas que colocam a cidade em primeiro lugar e que compartilham o mesmo sonho que eu de ter uma Serra mais segura, mais feliz e com mais oportunidades.
Quando veio o convite, tomei foi um susto (rs). Um susto bom. Dobrei os joelhos, conversei com Deus e também com a esposa. Pedi a Deus que me desse a resposta no meu coração. E saí ligando para o máximo possível de pessoas que estavam próximas a mim e todas que consegui falar disseram para eu aceitar, porque agora a capacidade de fazer é muito maior.
Após isso fui para uma reunião com Sérgio onde, olhando nos olhos, ele me convidou para o projeto que vai fazer a Serra dar um salto ao futuro e fechar com chave de ouro a sua história com a Serra.
Em toda a cidade. é inegável que Sérgio foi o prefeito que realizou o melhor mandato da história da Serra, Foi ele também que planejou a cidade para tudo o que vivemos nos últimos 20 anos. Agora precisamos projetar os próximos. Me sinto honrado em ter sido escolhido para esse desafio e nunca corri de desafios e não poderia virar as costas para minha cidade e nem para Jacaraipe.
5 – De que forma acredita que poderá contribuir em sua gestão?
Fui convidado para ser o vice que trabalha, que vai participar ativamente da gestão e contribuir com as minhas áreas de atuação na gestão da cidade com foco em Segurança. Falo isso ciente que o melhor remédio para Segurança é Educação de qualidade. Mas os equipamentos ostensivos e preventivos da Serra tem que funcionar de fato. Precisamos empoderar a Guarda Municipal porque ela é nossa principal ferramenta para construir uma Serra mais segura.
Quero contribuir muito com empreendedorismo, tecnologia e turismo, fazer da Serra uma das cidades mais estratégicas da América Latina e a mais atrativa para Negócios do Espírito Santo, tanto para quem já está aqui e também para quem quer abrir novos negócios. Na minha visão, o poder, antes de notificar e multar comércios, deveria bater na porta do empreendedor e perguntar o que pode fazer para ajudar a gerar mais emprego.
6 – Muitos vices possuem uma atuação neutra e discreta. Como pretende exercer seu papel? Alguma área do governo desperta sua atenção em especial?
Sou um cidadão comum, mas muito ativo e dinâmico na minha vida, no meu comércio. Na minha comunidade, dizem até que sou hiper ativo, rs. Sou focado em resultado. Acredito em método e equipe. Antes de tudo, estou ansioso para conhecer os servidores públicos da Serra e discutirmos juntos a melhor forma de alcançarmos os resultados,
Estou muito animado. Fui muito bem recebido por todos apoiadores e apoiadoras do projeto 12 e que já acompanham Sérgio em todos os cantos da cidade e Sergio conhece todos pelo nome. Nossos voluntários são pessoas especiais que compartilham o mesmo sonho que o nosso. São muito aguerridos e estão cansados de política pequena de perseguição. Precisamos elevar o nível do debate e trazer as melhores ideias e as melhores soluções pra Serra.