Trump nega visto temporário e afeta 1 milhão de pessoas
Cerca de 30 mil brasileiros mudou-se para os Estados Unidos de forma legal a caráter profissional apenas em 2019. O decreto presidencial vale até 31 de dezembro.
Brasileiros estão entre os afetados pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ele suspendeu a emissão de novos vistos de permissão de trabalho temporário em seu país. Quem planejava migrar ainda este ano, terá que mudar de planos. O cálculo do governo é que 525 mil pessoas de diversas partes do mundo estariam dispostas a tentar o sonho americano. A medida se estente até 31 de dezembro. Trump alega que a medida é impedir o avanço do desemprego, acelerado em muitas partes do mundo a partir da pandemia do Covid-19.
Até mesmo universitários e pesquisadores entrarão nas regras de proibição temporária de migração. Entre tantos, o governo cancela a entrada de funcionários de empresas de tecnologia e transferências de executivos estrangeiros de grandes multiinacionais. O número de profissionais de outros países que anualmente migrava para os Estados Unidos é grande. Apenas no ano passado, cerca de 30 mil brasileiros se mudaram para a terra do tio Sam.