Vidigal libera R$630 mil para Serra adquirir castramóvel em breve: unidade volante de castração de cães e gatos
Foi liberada a verba para aquisição de caminhão adaptado para o serviço, que ainda será adquirido. O Veículo será um suporte ao centro cirúrgico do CCZ. A castração evita doenças, promove o controle populacional de animais domésticos e de rua e deixa os bichos mais calmos, evitando fugas e brigas. A expectativa de vida é maior.
Serra em breve vai ganhar um castramóvel: unidade-móvel de Saúde médico-veterinária adaptada para castração gratuita de cães e gatos. O veículo será adquirido graças à verba de R$630 mil destinada pelo deputado federal Sérgio Vidigal para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município. O objetivo é promover o controle populacional destes animais e evitar doenças.
Editado às 13H52 devido à imensa procura: O serviço ainda não está disponível. O deputado Sergio Vidigal liberou a verba. É preciso ainda que a prefeitura passe pelos trêmites de aquisição do equipamento para que o serviço possa ser iniciado.
O deputado informou que quando foi prefeito de Serra, implantou o CCZ. “No meu último mandato, construímos o centro cirúrgico de esterilização de animais de pequeno porte. Infelizmente, temos uma demanda grande e nem todos têm condições de levar seu animal ao local. Por isso, é interessante que exista este centro cirúrgico volante para chegar até as populações mais afastadas”, avaliou.
Para o deputado, que também é médico, o castramóvel servirá não apenas para castrar cães e gatos mas outros animais domésticos pequenos. E ainda, será um ambiente para consultas e outros procedimentos. “Uma equipe multiprofissional trabalhará nele”, explicou.
A castração, segundo Vidigal, oferece um controle maior do quantitativo de animais, reduzindo o número de pets abandonados nas ruas e também das doenças que eles possam transmitir. A castração ainda evita doenças como cânceres de útero, de mama e de próstata, além de da gravidez psicológica, que afeta as fêmeas.
“A castração tem muitos benefícios. O animal castrado tem um comportamento mais manso. Evita brigas e diminuiu o número de fugas e ainda aumenta a expectativa de vida”, informou.
Vidigal lembra que Serra é uma cidade com mais de meio milhão de habitantes e mais de 130 bairros. “Se contarmos os loteamentos, são mais de 170. A cidade é pulverizada e precisa que o poder público leve serviços até os cidadãos”, opinou. Afinal, deslocar-se com um bichinho de estimação nem sempre é fácil.