Português (Brasil)

Técnicos da Prefeitura de Vitória garantem que praia de Camburi está balneável

Técnicos da Prefeitura de Vitória garantem que praia de Camburi está balneável

Por SEGES/SUB-COM | Com edição de SEGES/SUB-COM Prefeitura Municipal de Vitória

Compartilhe este conteúdo:

Uma equipe de técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), formada por oceanógrafo, biólogo e engenheira ambiental, vem monitorando presencialmente as águas da praia de Camburi todos os dias. Durante essas visitas, os profissionais constataram que toda a extensão da praia está totalmente balneável. É o que confirma também o resultado dos testes de balneabilidade, divulgados toda semana no site da Prefeitura de Vitória. Nesta semana, foi feito um levantamento dos dados apurados nos últimos 12 meses que mostrou uma balneabilidade média de 83,3% nos três pontos próximos ao local onde apareceram, na última quarta-feira (24), pequenos animais marinhos inofensivos: poliquetas (do grego Polychaeta, que significa “muitas cerdas”).

Biodiversidade

Os técnicos da Semmam perceberam também, nessas novas vistorias na praia de Camburi, que não havia mais os poliquetas (foto). O aumento da biodiversidade no local se deve também a essa melhoria da qualidade da água de um modo geral. "O aparecimento momentâneo naquele ponto da praia está relacionado à grande agitação do mar nos últimos dias, além de dias com maré muito baixa, promovendo sua exposição", comentou o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Ademir Barbosa Filho.]

Barbosa descartou a origem dos poliquetas da jazida da dragagem para engordamento da orla, pois a parte superficial (onde esses seres viveriam) dragada foi transportada para a praia da Curva da Jurema, região até mais abrigada, e não teve nenhuma ocorrência desses animais. "Monitoramos a chegada da fauna no material dragado e não foram verificados esses seres, nem nas poças formadas próximo ao despejo do sedimento", reforçou.

Poliquetas

Os poliquetas são espécies de anelídeos exclusivamente marinhos e compreendem um dos grupos mais diversos da macrofauna bêntica. A grande maioria das espécies é bentônica, isso é, vive associada ao sedimento. Segundo os técnicos da Semmam, são animais de vida livre e povoam desde a região entre marés até as grandes profundidades oceânicas. São encontrados em todas as latitudes e nos mais variados tipos de substrato.

Além de participarem como uma parcela significante da cadeia alimentar das comunidades bênticas e demersais, eles atuam em processos de bioturbação contribuindo para a reciclagem de nutrientes e aeração dos sedimentos marinhos e estuarinos.

Compartilhe este conteúdo: