Banda Casaca comemora 20 anos com live na sexta (31): Confira o bate-papo com o GMNews
Uma mistura inusitada da tradição do congo com a batida moderna do reggae e pop/rock resultaram neste som inovador que conquistou o Espírito Santo. Daqui, eles já participaram de turnê e grandes eventos na Europa. O ponto alto da carreira foi a seleção da música Da Da Da para despertar o robô em Marte. Completando 20 anos de carreira, a Banda Casaca comemora a data com uma live que você não pode perder. Veja os vários caminhos para acompanhar o som dos amigos de Vila Velha. Por Débora Batista
Um dos grandes sucessos do Espírito Santo, a Banda Casaca está completando 20 anos de estrada. Como estamos em plena pandemia imposta pelo coronavírus, a forma de comemorar será através de uma live oferecida aos fãs. Uma excelente oportunidade também para quem ainda não conhece o grupo, que tem uma batida inconfundível, misturando a tradição do congo à modernidade do reggae e pop/rock. O instrumento predominante, claro, é a casaca. Vocês poderão acompanhar a festa/show no dia 31, próxima sexta, na TV Tribuna SBT, às 23h30.
Vocês estão completando 20 anos. Como tudo começou? Onde foi a primeira apresentação?
A primeira apresentação foi na praia do Barrão, na Barra do Jucu, em uma das várias atividades culturais locais. A banda nasceu a partir da ideia de unir o reggae e pop/rock com a batida dos
tambores de congo e do som inconfundível da casaca. A união dos amigos nativos do balneário da Barra do Jucu deu certo e até hoje é seguido esse caminho. A novidade do som associada às letras e canções autorais só fez a banda ascender no estado do Espírito Santo.
Os integrantes continuam os mesmos?
Não! Uma nova geração de integrantes entraram, mas alguns integrantes fundadores permanecem até hoje.
Como vocês se conheceram?
Amigos da juventude se uniram para fazer esse som único. Todos já se conheciam.
A banda é a profissão de vocês? Sempre foi? Alguém possui outra atividade?
Todos os integrantes tem trabalhos paralelos, alguns dentro da música e outros em atividades diversas.
Nestes 20 anos, por onde já andaram? Qual foi o palco mais marcante que pisaram? Evento que mais marcou o grupo?
A banda fez um tour na Europa no ano de 2013 e já participou de outros festivais também na Europa em outros anos.
A seleção da música Da Da Da para acordar o robô em Marte trouxe que Impacto à banda?
Foi o maior acontecimento da banda que ganhou visibilidade mundial instantânea.
O congo está presente na história da banda. E na vida de vocês? Nas raízes?
A maior parte dos integrantes participam das festividades relacionadas ao congo na Barra do Jucu, local onde nasceu a banda e os demais lugares onde o congo predomina também, como Anchieta, Serra, Regência etc..
Esse diferencial é uma referência da banda. E apesar de inusitado, isturar algo tão raiz a um grupo moderno, deu super certo. A que vocês creditam o sucesso? Ao diferente? Inovador?
Exatamente ao fato de ser inédito e também ao fato do Espírito Santo precisar de uma identidade musical que o representasse bem.
Quem quiser acompanhar a live de sexta, qual é o caminho?
A live será transmitida ao vivo pela TV Tribuna/SBT, pelo Tribuna Online, pela Rádio Legal FM 99,5, pelo canal Encontro das Tribos e pelo canal da banda no Youtube através do link: https://www.youtube.com/watch?v=ctglf5-Rjxc.