Instituto Cívita promoveu webconferência para promover recuperação econômica para os setores de Comércio e Serviços da Serra
Incentivar a retomada econômica do pós-pandemia foi o objetivo do evento que contou com as palestras do ex-prefeito Sérgio Vidigal e do presidente do Fecomércio, José Lino Sepulcri. De acordo com o presidente do instituto, Dr. Sancler Nascimento, a intenção de promover o debate e apresentar modelos de superação se deu ao acompanhar a luta dos empresários na tentativa de manter seus negócios ao longo da pandemia.
Discutir alternativas para recuperação econômica do comércio que se manteve impedido de trabalhar ao longo da pandemia do coronavírus foi o objetivo da webconferência organizada na segunda-feira (24), às 18h, no Centro de Convenções do Hotel Serra Grande, na Serra. O evento, organizado pelo Instituto Cívitas, contou com palestras do ex-prefeito da Serra, deputado federal Sérgio Vidigal, e do presidente do Fecomércio, Sesc, Senac, ES, José Lino Sepulcri.
Segundo o presidente do instituto, Dr. Sancler Nascimento, este é apenas o primeiro passo da caminhada que está diante de todos. “É um passo de unificação de esforços. Como disse Sepulcri, precisamos superar os desafios que a história colocará diante de nós nos próximos meses”, continuou.
Solidariedade aos empresários – A inciativa de realizar o encontro se deu quando a direção do Civitas acompanhou o esforço dos comerciantes do município na luta pelos seus direitos de poder trabalhar.
“Não poderíamos ficar alheios ao ver os comerciantes enfrentando dificuldades para servir a população. Comércio e serviços são atividades de altíssima relevância no interesse público. São a mola propulsora da economia. O momento é de dificuldade e decidimos promover esta união para buscar o fortalecimento institucional destes setores”, observou Dr. Sancler.
Onda de otimismo ao setor - “Nosso objetivo é levar otimismo ao setor. Por isso convidamos empresários que conseguiram vitórias neste período de crise para dar seus depoimentos, como Rafael Garcia, proprietário da rede de postos de gasolina Serra Linda, que inaugurou nova unidade neste período e ainda contratou mão-de-obra”, continuou.
Outro depoimento foi de Liliane Porto, proprietária da corretora New Life e também diretora de relação com Associados da ASES – Associação de Empresários da Serra. Liliane descobriu o poder das redes sociais e garante que este é um caminho sem volta. Devido ao sucesso das vendas online, aumentou o quadro de funcionários.
Disponibilizado pelo endereço https://www.youtube.com/channel/UCCNrKfo6RNQIf0QvXzVf9oQ?view_as=subscriber, o evento teve como mediador o comerciante diretor de relações Institucionais do ICivitas, Ademir Barreira dos Santos.
Palestrantes - O ex-prefeito Vidigal apresentou um panorama histórico da economia da Serra, lembrando de seu período industrial e, hoje, diversificado. Elogiou o empresariado por conseguir vencer as dificuldades e disse que o poder público também precisa se modernizar utilizando as tecnologias para desburocratizar o acesso da população aos serviços públicos.
Sepulcri apostou nos números positivos e relevantes da economia do Espírito Santo acreditando que será possível sair de mais uma crise. Dr. Sancler informou que o Instituto Civitas é uma organização do Terceiro Setor, voltada para o estudo, pesquisa e defesa dos direitos da Cidadania. Foi criado em 1997 na Serra trabalhando para a efetivação dos direitos sociais, individuais, coletivos e difusos.