Português (Brasil)

Praça Duque de Caxias, em Vila Velha,recebe nova iluminação em Led

Praça Duque de Caxias, em Vila Velha,recebe nova iluminação em Led

Vila Velha começa a modernização da iluminação pública pela principal praça do município. Crédito foto: Fabrício Lima - Comunicação / PMVV

Compartilhe este conteúdo:

Vila Velha começa a modernização da iluminação pública pela principal praça do município.

Vila Velha já começou a modernizar a iluminação pública com uso de tecnologia de Led e telegestão. O primeiro local a receber o novo sistema foi a Praça Duque de Caxias e as ruas do seu entorno, no Centro. O logradouro recebeu 62 novas luminárias de Led. Até o dia 10 de novembro serão substituídas outras 34 luminárias. 

O Teatro Municipal Elio de Almeida Vianna, localizado na praça, também vai receber uma nova iluminação de destaque. No local serão instalados projetores com luzes coloridas. O trabalho de substituição das 96 luminárias do logradouro público começou no último sábado (24) e domingo (25), com previsão de conclusão até o dia 10 de novembro.

A Praça Duque de Caxias, bem como o Convento da Penha, que recebeu iluminação de Led em 2017, serão modelos de como ficará a cidade ao longo de 2021, período em que a nova concessionária do serviço deverá substituir os 35 mil pontos da cidade por luminárias de Led. É o primeiro passo para estruturar a cidade para agregar sistemas inteligentes.

“É um avanço muito grande. Foi um salto extraordinário”, avalia o prefeito Max Filho, sobre o início da modernização do parque, após a conclusão bem-sucedida da Parceria Público-Privada da Iluminação Pública. 

A nova concessionária liderada pelo grupo paulista Splice Splice Industria, Comércio e Serviços assinou recentemente o contrato da PPP para os próximos 20 anos. A modernização do sistema pode reduzir em até 50% o consumo de energia elétrica. Inicialmente, as empresas responsáveis pelo serviço vão investir R$ 110 milhões no sistema de iluminação pública do município.

Além da telegestão em mais de 40% do sistema, o projeto também prevê a expansão, a iluminação de destaque em monumentos culturais e históricos, praças, orla e vias importantes da cidade, além de permitir que serviços adicionais sejam agregados, como wifi, controle de semáforos, videomonitoramento, vagas de estacionamento, leitura de hidrômetro e até a identificação de disparos de arma de fogo, controle de tráfego e o cerco eletrônico para inibir o furto de veículos.
A iniciativa foi viabilizada depois da realização, em etapas, da Parceria Público-Privada (PPP), incluindo o leilão na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), que contou com ampla participação da iniciativa privada, com 31 empresas em 11 consórcios empresariais. Na ocasião, o Consórcio Empresarial SRE – IP Vila Velha, apresentou uma contraprestação 62% abaixo do limite máximo estabelecido pelo município, um dos mais baixos já registrados no país.

Compartilhe este conteúdo: