Armar a Guarda Civil é proposta de candidatos em todo o país: na Serra também
A violência crescente por todo o país preocupa candidatos a prefeito mas também é objetivo dos vereadores, que buscam ser voz da população na luta por combater os principais problemas das cidades. Na Serra, Edmar do Laboratório, que tem propostas não apenas para a Saúde, quer levar a ideia ao próximo prefeito, sendo eleito. GMNews com Agência Brasil.
Propostas para reduzir a violência, enfrentar o crime e aumentar a sensação de segurança entre os cidadãos destacam-se na propaganda eleitoral e nos debates entre candidatos a prefeito. E não é só: muitos dos que disputam vagas de vereador nos 5.570 municípios brasileiros também prometem solução para os problemas do setor.
É o caso de Edmar do Laboratório, que pela segunda vez busca uma vaga na Câmara Municipal da Serra, no Espírito Santo. Entre as propostas de Edmar estão instalar câmaras de monitoramento e também de reconhecimento facial nas ruas. Para Edmar, Serra precisa ter, a exemplo de Vitória, um cerco de monitoramento para ter o controle de quem entra e quem sai do município.
Para especialistas, mesmo em um ano marcado pela covid-19 e pelos efeitos econômicos da pandemia, cujos reflexos são mais perceptíveis nas cidades, a preocupação com a segurança pública ainda mobiliza eleitores e candidatos – segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o número de candidatos oriundos de corporações como as Polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e Civil e também das Forças Armadas aumentou de 7.041, em 2016, para 7.258 neste ano.
“A segurança pública não costumava ser um dos principais focos das eleições municipais. A tendência veio se modificando ao longo dos últimos anos, e o tema passou a ocupar lugar central nos debates. Considerando o aumento da participação de policiais e de outros agentes ligados à segurança, a tendência é que o tema ganhe ainda mais espaço”, afirmou à Agência Brasil a diretora executiva da organização não governamental (ONG) Instituto Sou da Paz, Carolina Ricardo.