Célia Tavares pode ficar inelegível por oito anos
TJES mantém ação de improbidade contra Célia Tavares, petista que concorre à Prefeitura de Cariacica
O PT realmente não está em bons lençóis. Que o diga Célia Tavares, ex-secretária de Educação que almeja o posto de prefeita em Cariacica. Além de amargar possível derrota para o candidato do DEM, Euclério Sampaio, segundo última pesquisa do IBOPE, ela ainda tem que enfrentar a Justiça para conseguir que sua candidatura seja validada. Célia é acusada de irregularidades enquanto secretária municipal de Educação por mau uso de recursos provenientes do FUNDEB, num total de R$275 mil em verbas federais em 2008 para o "Projeto Cariacica Jornada Ampliada - Pré-Médio'.
A 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado (TJES) mantém ação contra Célia Maria Vilela Tavares por supostas irregularidades em convênios firmados pela mesma. O colegiado já havia, anteriormente, negado recurso do ex prefeito Helder Salomão, de seu partido, denunciado pelo Ministério Público pela mesma situação.
O desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, ao dar seu posicionamento, considerou ter dados suficientes para comprovar que houve, sim, má aplicação do erário. A candidata pode, então, ser condenada na ação civil de Improbidade Administrativa, ficando inelegível para o exercício de funções públicas por oito anos. Sendo eleita, não poderá, portanto, assumir o mandato.
Mas tudo indica que a campanha não será vitoriosa, já que o adversário acaba de conseguir 54% em intenções de voto na última pesquisa IBOPE