Senador Marcos Do Val desenvolve o PRO-SEG, projeto inovador para a segurança do ES
Na concepção e no desenvolvimento do projeto, Marcos Do Val lançou mão de seu conhecimento acumulado em quase 30 anos de experiência no treinamento de forças de segurança em vários países, e em especial em pelotões da polícia de elite dos Estados Unidos, a Swat.
Prefeitos, vereadores, lideranças políticas e representantes de entidades de classe e da sociedade civil de cerca de 50 municípios do Espírito Santo estiveram no escritório de apoio do senador Marcos Do Val em Vitória nas últimas duas semanas para sucessivas reuniões em que apresentaram as demandas e pautas de interesse de suas cidades. Durante os encontros, o senador Marcos Do Val apresentou um projeto desenvolvido e pensado por ele, voltado unicamente para a melhoria da segurança pública em todos os municípios do Espírito Santo: o Pro-Seg.
O Pro-Seg é revolucionário ao propor a reestruturação da Guarda Metropolitana nos moldes de uma segurança moderna e tecnológica, utilizando recursos de inteligência artificial, com bases técnicas e táticas, além de equipamentos de última geração, em todos os 78 municípios capixabas, representando um verdadeiro marco histórico para o interior do Espírito Santo. A previsão é que aproximadamente R$ 100 milhões em recursos de emendas parlamentares de Marcos Do Val serão destinados para viabilizar essa iniciativa inédita.
Na concepção e no desenvolvimento do projeto, Marcos Do Val lançou mão de seu conhecimento acumulado em quase 30 anos de experiência no treinamento de forças de segurança em vários países, e em especial em pelotões da polícia de elite dos Estados Unidos, a Swat. “O interior não estará mais sozinho. Com o Pro-Seg, cada município terá segurança efetiva, resposta rápida e respeito às suas particularidades”, explicou o senador.
A implementação do Pro-Seg se dará por etapas, por meio da união dos 78 municípios do Espírito Santo, através dos seis consórcios intermunicipais (Cim): Noroeste, Sul, Pedra Azul, Expandida Sul, Polinorte e Norte. Na primeira etapa, será construído um sistema de videomonitoramento com 1.600 câmeras em todas as cidades capixabas, dotado de uma central que será integrada com inteligência artificial, para reconhecimento facial e de placas de veículos. Isso tornará possível detectar movimentações suspeitas e antecipar e prevenir o cometimento de crimes.
Com a realização das etapas seguintes, cada sede regional da Guarda Metropolitana contará ainda com uma base moderna e equipada com viaturas, equipamentos de segurança dos agentes e armamentos, para atuar tanto na área urbana como na área rural, enfatizando o combate aos crimes de roubo de gado, café e insumos, além do tráfico de drogas e assaltos a banco.
O projeto prevê a contratação de cerca de 750 agentes por meio de concurso público, que serão capacitados em um treinamento de 1000 horas. Além disso, serão adquiridas 150 viaturas SUV especializadas, a serem distribuídas pelas bases da Guarda Metropolitana, armamentos letais e não-letais, coletes balísticos e drones com câmera térmica, além do desenvolvimento de aplicativos de smartphones a serem utilizados pelos agentes.
Com a adesão dos municípios do Espírito Santo, por meio dos seus seis consórcios, o senador Marcos Do Val passará a atuar no Senado Federal para garantir os recursos necessários para a imediata implementação da primeira fase do Pro-Seg. A ideia é que em breve o sistema de videomonitoramento esteja sendo implantado para que, então, o projeto possa passar para as próximas etapas.