Português (Brasil)

Casagrande anuncia Quarentena a partir desta Quinta Feira (18)

Casagrande anuncia Quarentena a partir desta Quinta Feira (18)

Governador do Espírito Santo informou que medidas vão valer por 14 dias em todo o Estado, independentemente de classificação de risco; veja as proibições

Compartilhe este conteúdo:

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas, pessoas em pé e ao ar livre

Comerciantes se manifestam contra o Lockdown, desde as 14h desta terça (16). O movimento conta com a presença de representantes do comércio e também do Deputado Estadual Capitão Assunção, reivindicando contra medidas adotadas pelo governador em colocar o estado em Lockdown a partir do dia 18/03/21 por 14 dias.

Manifestantes portam a bandeira de Brasil, cartazes e carro de som, e reivindicam contra a decisão do governador, para que a quarentena para o conter os avanços da Covid 19 não seja implementada no Estado.

Cobram as propostas já feitas, tais como providenciar mais leitos de UTI nos hospitais.

Os manifestantes também  questionam a respeito dos bailes funks que não estão sendo controlados, tais como Baile do Mandela, mas pra quem trabalha haverá restrição.

Em Cariacica também houve manifestação com o mesmo  objetivo, na Av. Expedito Garcia, em Campo Grande.

Ocupação de leitos

Casagrande anunciou que a ocupação de leitos de UTI disponíveis para tratamento da Covid-19 no Estado chegou a 90%. A taxa, segundo anunciado pelo secretário de Saúde Nésio Fernandes, foi definida como limite para a tomada de medidas mais extremas para conter o avanço da doença no Estado.

Novos Leitos

Quarenta novos leitos de UTI exclusivos para o tratamento da covid-19 foram abertos nesta segunda-feira (15) no Espírito Santo. Pela manhã, o governador Renato Casagrande fez a entrega de 18 unidades no Hospital Dório Silva, na Serra. Em São José do Calçado, na região sul capixaba, 22 leitos foram entregues durante a tarde desta segunda.

Durante a entrega dos leitos no Dório Silva, Casagrande destacou a proposta do Estado de ter 900 leitos UTI para covid até o final de abril. No entanto, reforçou a importância da conscientização da população.

"Apenas abrir leitos não vai resolver o problema. Hoje à tarde eu vou a São José do Calçado e vamos abrir, no extremo Sul do Estado, 22 leitos no nosso hospital. Fazemos um esforço gigantesco para salvar vidas. Ontem fechamos com 88% de ocupação de leitos de UTI. Estamos chegando perto do nosso limite. Essa noite foi de muita pressão. Pacientes demandando leitos em diversas unidades. Foi uma demanda muito forte. Que possamos fazer uma reflexão das medidas que temos que tomar", afirmou. 

Mapa de Risco

De acordo com a nova matriz de risco do Espírito Santo anunciada pelo governador Renato Casagrande, na última sexta-feira (12), 17 cidades estão no risco alto de transmissão pelo novo coronavírus e 61 em risco moderado.

Estão em risco alto os municípios de: Afonso Cláudio, Águia Branca, Aracruz, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Ibatiba, João Neiva, Muqui, Pedro Canário, Piúma, Presidente Kennedy, Santa Teresa, Serra, Vila Pavão e Vila Velha. Todos os demais estão na classificação de moderado.

O comandante do Corpo dos Bombeiros Cerqueira, que também participou da coletiva, enumerou as 24 atividades essenciais que poderão funcionar durante o período:

"Assistência à saúde, serviços públicos considerados essenciais, atividades industriais, atendimento social, segurança pública, atividades agropecuárias, mercados, farmácias, atividade envolvendo equipamentos de infraestrutura ou de insumos sociais. Comercialização de serviços animais, relacionado à energia elétrica, transporte público, telecomunicações, funerárias, agências bancárias, serviços postais, construção civil, atividades ligadas a combustíveis. Distribuição de água, jornalismo, limpeza urbana, igrejas e templos, pesca, locação de veículos e hotéis e pousadas."

Compartilhe este conteúdo: