Deputado Vandinho Leite cobra reforço da Polícia Militar em bairro da Serra
(Jardim Limoeiro tem sido alvo de constantes arrombamentos em estabelecimentos comerciais, além de outros atos de vandalismo que estão assustando moradores)
Durante reunião com o comando do 6° Batalhão da Polícia Militar do Estado (BPM-ES), na manhã desta sexta-feira (11),em que estiveram presentes representantes do bairro Jardim Limoeiro, na Serra, o deputado Vandinho Leite (PSDB) conseguiu que a polícia se comprometesse em reforçar o patrulhamento ostensivo na comunidade, no intuito de coibir os constantes furtos e atos de vandalismo que têm acontecido na região.
“Sabemos que existe um grande desafio, pois além de uma questão de polícia, também estamos falando de um problema de ordem social. Grande parte desses crimes é cometida por usuários de drogas e moradores de rua. No entanto, a população não pode ficar refém do cenário de insegurança gerado com essa situação. Daí a importância de a primeira ação ser o aumento do policiamento ostensivo no bairro”, disse o deputado.
Além de colocar mais policiais na rua, o tenente-coronel Leonardo Vieira, responsável pelo comando do 6º BPM, também se comprometeu em buscar diálogo junto à administração municipal, no sentido de propor uma atuação conjunta entre a PM-ES e a Guarda Municipal, para que as ações repressivas nos pontos mais críticos do bairro sejam efetivas.
“Já a partir da próxima semana, estaremos levando todas essas questões para uma reunião com a municipalidade. Uma ação conjunta com a Guarda Municipal é um dos caminhos para melhorar a questão da segurança em Jardim Limoeiro”, afirmou.
Ao relatar as demandas dos moradores sobre a falta de segurança em Jardim Limoeiro, Vandinho destacou alguns pontos preocupantes acerca do que tem acontecido na comunidade. Um exemplo disso são os constantes arrombamentos registrados por comerciantes do bairro, cujos estabelecimentos são o principal alvo dos criminosos.
Os equipamentos públicos que fazem parte da praça central e do centro comunitário do bairro também têm sido vandalizados, inibindo a utilização por parte dos moradores. Para essa parte da pauta, o deputado lembrou que o importante seria investir na implantação de câmeras de videomonitoramento nos pontos com maior atuação dos vândalos, além de mais agilidade entre o acionamento da polícia e chegada dela ao local da ocorrência.
A punição a quem compra e comercializa o material roubado pelos criminosos também entrou em discussão na reunião. De acordo com o tenente-coronel Leonardo, a atuação da polícia será firme, no sentido de identificar e responsabilizar, severamente, quem alimenta essa prática.