Lideranças e apoiadores da direita participam de conferência em Itapemirim
Conferência Ordem e Progresso aconteceu em Itaipava
Nesta segunda-feira (27), data em que é comemorado os 207 anos de emancipação de Itapemirim, a cidade recebeu a Conferência Ordem e Progresso, que reuniu lideranças políticas, pré-candidatos a deputado federal e estadual pelo PL e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, que vai disputar a reeleição.
No evento, que aconteceu no Salão Artcenter, em Itaipava, o grupo pautou a importância de uma eleição a nível nacional alinhada a eleger candidatos que estejam ao lado de Bolsonaro, como o pré-candidato ao Governo do Espírito Santo, Carlos Manato, e pré-candidato ao Senado, Magno Malta.
A deputada federal Soraya Manato, esposa de Carlos Manato, falou da luta para intensificar a pauta da direita conservadora. “Essa pauta se intensificou em 2018, na campanha do presidente Bolsonaro, e nós continuamos firmes nessa luta. Essa reunião é importante para nos fortalecer e mostrar o caminho para andarmos juntos nessas eleições, que serão uma das mais difíceis que a gente estará vislumbrando. A esquerda está com sangue nos olhos querendo voltar ao poder, e nós não podemos deixar acontecer”, disse a deputada federal.
Juninho Correia, vereador mais votado nas eleições de 2020, em Cachoeiro de Itapemirim, também participou do evento. Ele pretende disputar as eleições de 2022 como candidato a deputado federal.
“Esse é um evento conservador que acontece aqui em Itapemirim, mas que representa todo o Sul do Espírito Santo. Ele mostra que a direita conservadora está presente não só na Capital e em Brasília, mas em todos os cantos do nosso Estado. Fiquei um ano e meio focado como vereador em Cachoeiro, mas vi que a necessidade do nosso País perpassa um pouco mais o nosso município. Então eu vi, juntamente com o partido, essa possibilidade de vir candidato a deputado federal e representar o Sul do Estado. Estou lutando por uma vaga para poder mostrar que o Sul do Espírito Santo pode mais e tem capacidade de se desenvolver. Nosso último representante foi o senhor Camilo Cola e a gente precisa voltar a ter uma representação forte”, pontuou Juninho Correia.
Funcionário do Judiciário capixaba e que já disputou em 2018 como candidato a deputado estadual e em 2020 como candidato a vice-prefeito de Cachoeiro, Wellington Callegari agora se coloca como pré-candidato a deputado federal. Ele destaca que a conferência em Itapemirim só reforça a mostrar que a direita conservadora permanece viva. “Não adianta a gente falar de eleições, sem falar do que vem antes das eleições. E o que vem antes das eleições? Preparar eleitores e formadores de opinião. As pessoas falam muito do que vem em outubro: vamos escolher o candidato A, B ou C. Mas se nós quisermos resolver a crise de representatividade que tanto se fala na política brasileira, temos que entender que só vai se resolver quando o eleitor entender qual o candidato que o representa”, explica.
Também servidor do Judiciário, que já disputou em 2018 como deputado federal e em 2020 como candidato a prefeito de Venda Nova do Imigrante - cidade mais bolsonarista do Espírito Santo -, Rafael Monteiro pretende disputar mais uma vez uma cadeira do Congresso Nacional. Ele apoia a realização de conferências da direita conservadora para que o voto seja do grupo conservador. “As pessoas, em 2018, estiveram um pouco dissonantes de escolher o seu representante. A exemplo disso, elegeram Bolsonaro e elegeram um governador contrário ao presidente. Ou seja, que não estava alinhado aos princípios de valores que o presidente defendia e defende. O que faltou aí? Faltou evento dessa natureza, como o de hoje aqui em Itapemirim. Parabéns a organização! A gente espera que essa conferência possa percorrer outros municípios”.
O professor Hiury Marques Marvilla e um dos organizadores da conferência falou da criação do movimento para fortalecer os grupos de direita no litoral. “O Movimento Direita Itapemirim foi fundado em fevereiro de 2020 com o propósito de unir a direita conservadora aqui da nossa cidade, visto que nós fomos governados por muitos longos anos pela esquerda. Temos que lutar pelos nossos valores e defender a nossa família e a nossa Pátria. Primeiramente Deus, Deus acima de tudo e de todos. Não podemos deixar a esquerda voltar ao poder novamente. Contamos com a colaboração de todos para rumo a mais uma vitória em 2022”.
Empresária e caminhoneira, Alexsandra Tomaz, que é representante de um dos setores que carregam o “País nas costas”, afirma que aceitou a missão propostas pelos caminhoneiros e irá disputar as eleições deste ano como candidata a deputada federal. “Estou como pré-candidata pelo fato de ter sido escolhida pelos caminhoneiros, que viram a minha luta defendendo a categoria em setembro do ano passado. Daí falaram que eu tenho pulso firme para correr atrás dos nossos direitos e que deveria entrar na disputa. Por isso aceitei o desafio!”, contou a pré-candidata.
Com experiência nas urnas, obtendo mais de 200 mil votos como candidato a senador nas eleições de 2018, Tenente Assis pretende disputar as eleições 2022, desta vez como candidato a deputado federal. Ele defende o voto ao pré-candidato ao Governo do ES, Carlos Manato, e ao pré-candidato a senador Magno Malta, ambos aliados fortes de Bolsonaro em solo capixaba.
“Evento como esse visa mostrar ao Espírito Santo que não cometa o erro de 2018, que elegeu um presidente conservador, mas por outro lado elegeu um senador que é uma fraude eleitoral e um governador socialista. Esse trabalho feito pela direita de Itapemirim, como tem sido feito em outros municípios, é importante para levar para a sociedade capixaba que não basta só votar no presidente. Se quer mudar o Brasil, tem que mudar o Congresso Nacional”, finalizou Assis.