Mesma liminar de Luiz Paulo pode ser dada para Thiago disputar em Itapemirim.
O ex-Prefeito de Itapemirim Thiago Peçanha Lopes, hoje Presidente do PSB municipal (partido do Governador), pode ser beneficiado com a mesma liminar obtida por Luiz Paulo Velloso Lucas no Tribunal de Justiça do Espírito Santo para suspender sua inelegibilidade.
Thiago foi condenado pela justiça eleitoral por manter programas sociais em ano eleitoral, de forma ampliada. A ação foi movida pela oposição e isso o deixou inelegível pela lei da ficha limpa.
Luiz Paulo, por sua vez, foi condenado em caso muito pior, de desvio de dinheiro público e enriquecimento ilícito por ter em sua casa um caseiro pago com dinheiro do contribuinte, através de empresa detentora de contrato com a Prefeitura de Vitória (PMV), à época em que era Prefeito da Capital. O dano ao erário foi estimado em mais de R$ 1 milhão de reais. Ele foi condenado em 1ª e 2ª instância em processo de improbidade administrativa ajuizado pelo MP, ficando inelegível por força da Lei da Ficha Limpa.
Para ser candidato, Luiz Paulo recorreu ao Tribunal de Justiça do Espírito Santo e obteve uma liminar da Vice-Presidência, do Desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama, então Vice Presidente, para suspender sua inelegibilidade. A liminar está válida até hoje, desde 2020.
Thiago Peçanha Lopes pode conseguir a mesma liminar, até em razão do princípio da igualdade: por que o ex-Prefeito e ex-deputado Luiz Paulo Velloso Lucas obteve liminar em caso muito pior para suspender sua inelegibilidade e Thiago não poderia obter a mesma liminar? É injusto: ou revoga-se a liminar de Luiz Paulo ou o sistema judicial é obrigado a conceder decisão idêntica para suspender a inelegibilidade de Thiago, permitindo que ele dispute a Prefeitura de Itapemirim no voto.
Hoje Thiago é muito competitivo na eleição em Itapemirim, que deve contar com o atual Prefeito Dr. Antonio Rocha disputando a reeleição, mal avaliado e enfrentando suspeitas em sua gestão. Outros bons nomes também estão na disputa, mas o mercado acredita que o recall de Thiago e a péssima avaliação de Dr. Antonio coloca o ex-Prefeito como o nome mais forte do pleito, a preço de hoje, na eleição. Mas tudo pode mudar e Thiago precisa, antes de qualquer coisa, conseguir uma liminar igual a que Luiz Paulo Velloso Lucas conseguiu com o então Vice-Presidente do TJ-ES Desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama.