Prefeitura da Serra faz acertos não cumpridos por Audifax em obra que custou mais de Sete Milhões de Reais
Antes do Término de seu mandato o ex Prefeito ( Audifax Barcelos), inaugurou a Avenida Talma Rodrigues ribeiro sem estar concluída, nem mesmo a Iluminação tinha sido colocada.
A Avenida Talma Rodrigues interliga o polo industrial Civit II e diversos bairros como Alterosas, Nova Zelândia, Vila Nova de Colares, Boulevard Lagoa, Feu Rosa e o Portal de Jacaraípe, atendendo diretamente cerca de 40 mil pessoas, Além disso, está localizada entre os terminais urbanos de Laranjeiras e Jacaraípe, influenciando na circulação de milhares de pessoas em deslocamentos local, regional e metropolitano.
Na assinatura desta obra em 2019, a proposta foi de pavimentação dos 7,5 quilômetros da Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, e a entrega de uma via totalmente urbanizada e com ciclovia em toda sua extensão, Ao todo, seriam 8.486,93 metros quadrados de pavimentação, 7.938,40 metros de meio fio, 375,05 metros quadrados de calçada, 896,38 metros quadrados de sinalização horizontal, 72,10 metros de passagem de pedestre em nível, 1.170,90 metros de guarda-corpo para ciclovia, além de paisagismo e iluminação com luminárias em LED.
Na assinatura deste contrato o governador afirmou: “Com essa obra, a Talma vai ser a avenida mais bonita do Estado. Ela vai ter ciclovia, passeio para caminhadas e corridas, além de ser toda embelezada com arborização. Terá ainda trevos que vão melhorar a entrada dos bairros. Essa avenida atende tanto a área industrial quanto a comercial, além de alguns grandes bairros, como Feu Rosa e Vila Nova, por exemplo. Além da circulação dos carros, nós vamos ter um parque linear e as pessoas vão poder desfrutar dessa avenida. Fazendo seus passeios, sua atividade física, desfrutando dessa beleza que é a cidade da Serra”.
Os gastos da reforma da avenida foram pagos pelo governo Casagrande(PSB) por meio de um convênio, cerca de R$ 7 milhões, e agora a gestão do governo quer explicações e correção dos problemas encontrados.
O problema foi relatado através de denúncias de moradores. O asfalto da ciclovia que interliga o Polo Industrial Civit II a diversos bairros, segundo moradores, é de “péssima qualidade”, além de outros problemas relatados, como buracos na pista, árvores em locais impróprios, causando transtorno aos transeuntes e ciclistas.
Também houve revolta por parte dos moradores na região de Castelândia, onde foi construída uma elevação para os ciclistas e posteriormente destruída pela própria prefeitura, gerando um gasto desnecessário. Devido a isso moradores expressaram revolta pela má administração destes recursos.
A equipe do GM News esteve no local e constatou que o trecho entre a UPA de Castelândia até o Terminal de Jacaraípe realmente se encontrava sem iluminação, os postes estavam todos apagados. Além de constatarmos de fato a qualidade ruim do asfalto, contendo vários buracos. Nossa equipe conversou com um ciclista morador do bairro Lagoa de Jacaraipe que usa a via pra ir e voltar ao trabalho, o mesmo relata que já se deparou com alguns acidentes, e relatou o problema das arvores em locais impróprios que tem atrapalhado o trajeto para ciclistas e pedestres.
A notificação das irregularidades da obra, foi baseada nos termos da visita técnica do convênio Sedurb/068/2018, firmado pelo Governo do Estado e Prefeitura da Serra, na então execução da obra.
O estado solicita esclarecimentos da administração de Audifax Barcelos (Rede) a respeito das denúncias recebidas, e exige a correção do problema.
Nesta Quarta Feira (12) nossa Equipe voltou novamente no local para conferir se os problemas teriam sido resolvidos e para a alegria da população o trecho que antes estava todo apagado agora está todo iluminado, a atual Gestão da Prefeitura Municipal da Serra resolveu este problema que estava atrapalhando a vida dos moradores da região, nós encontramos caminhando por ali as irmãs Claudinéia e Lucineide moradoras do bairro Feu rosa, ambas voltavam de mais uma jornada de trabalho por volta da 22:00 horas tranquilamente passando por ali, ambas nos relataram que ficaram muito felizes pela regularização iluminaria do trecho.