Português (Brasil)

Rose quer Congresso mais rápido contra violência às mulheres

Rose quer Congresso mais rápido contra violência às mulheres

Projeto da senadora abre crédito especial para mulheres empreendedoras afetadas pela pandemia

Compartilhe este conteúdo:

A senadora Rose de Freitas (MDB-ES) conclamou o Congresso a apressar a tramitação de projetos de lei em defesa da mulher ao comentar a nova pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgada nesta segunda-feira, 07.06, apontando a perda de emprego e renda na pandemia como principal fator da violência contra a mulher. 

"Não é possível que o Congresso permaneça atuando lentamente contra atos de violência contra a mulher que se repetem absurdamente, com causas as mais diversas", declarou a senadora capixaba, autora de projetos de lei em tramitação preservando a condição feminina.

Um desses projetos é o PL 3342/2020. A proposta abre linha de crédito especial de até R$ 20 mil, com prazo de pagamento de dois anos e carência de um ano, para mulheres empreendedoras afetadas por perda de autonomia financeira causada pela pandemia, como esteticistas, cabeleireiras e comerciantes de roupas, cosméticos e alimentos.

Denúncias apontam escalada da violência contra mulheres no país | VEJA

Foi justamente a falta de autonomia financeira, pelo desemprego e queda da renda, que mais colocou em risco a segurança das mulheres, mais do que a quarentena em si junto com o agressor, apontou a terceira edição da pesquisa "A vitimização de mulheres no Brasil", realizada pelo Instituto Datafolha por encomenda do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Segundo o levantamento, realizado presencialmente com 2.079 mulheres em 130 municípios, entre as mulheres que sofreram violência na pandemia, 25% afirmam que a perda de emprego e renda e, em consequência, a impossibilidade de trabalhar para garantir o próprio sustento, foram os fatores que mais pesaram. Diz a pesquisa que 22% destacaram que a maior convivência com o agressor também contribuiu para os atos violentos.   


 

 

Compartilhe este conteúdo: