Serra apresenta pacote completo de investimentos na Saúde para conter covid-19
A prefeitura da Serra conta com projetos para aprimoramento, fortalecimento, modernização, informatização da atenção básica em saúde, bem como parcerias com a secretaria estadual de saúde para contratação de médicos da família, clínico geral, médicos especialistas e enfermeiros.
A Prefeitura Municipal da Serra através da Secretaria de Saúde concedeu uma entrevista ao Portal de Notícias GM NEWS relatando sobre as condições das Unidades de Saúde no município, número de médicos nas equipes da saúde, funcionamento do Hospital Infantil, a vacinação contra a covid-19 além de investimentos e treinamentos para a cidade serrana.
Em entrevista concedida ao GM News neste domingo (21) Sheila Cruz ressaltou que o município está empreendendo todos os esforços para suprir a carência de profissionais de saúde na rede. A Prefeitura da Serra está com projetos para aprimoramento, fortalecimento, modernização, informatização da atenção básica em saúde, bem como parcerias com a Secretária Estadual de Saúde para contratação de médicos da família, clínico geral, médicos especialistas e enfermeiros. No momento a prefeitura está aguardando a abertura de editais para novas adesões. Além de parcerias com as instituições de ensino da saúde para apoio aos serviços com profissionais de saúde.
1- Como está hoje em relação ao número de médicos atendendo no município da serra?
Tendo em vista um aumento da quantidade de demandas de saúde para os serviços de unidades básicas de saúde e das unidades de pronto atendimento, observa-se uma necessidade de ampliação do quadro de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. No entanto, no mês de janeiro e fevereiro de 2021 (transição da gestão municipal) muitos profissionais de saúde, e médicos tiveram autorizadas férias sem planejamento prévio em 2020 para a reposição de ausências, criando uma dificuldade para o atendimento. Vale lembrar, que estes profissionais tiveram um ano 2020 exaustivo pois estiveram na linha de frente do enfrentamento da epidemia, alguns profissionais suspenderam suas férias ano passado em virtude da demanda para enfrentar a epidemia, sendo assim entendemos que as férias são direitos dos servidores de saúde. Por isso, o primeiro trimestre da gestão tem sido desafiador para a estruturação dos serviços de saúde. Mesmo assim, nossos trabalhadores de saúde dos serviços que estiveram neste período têm se dedicado ao máximo aos atendimentos de maior urgência e prioridade da população. Atendimentos programados tem sido reagendados a fim de que os profissionais que estão em atividades possam atender casos mais urgentes.
2- Existe um plano da prefeitura para aumentar o número de médicos no município?
A prefeitura desde o dia 04/01/2021 vem empregando esforços para a recomposição das equipes. Para isso, fizemos adesão ao Edital do ICEPi/SESA 2021 (PROVIMENTO DO PROGRAMA ESTADUAL DE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE (QUALIFICA-APS), todos editais para categorias médica e enfermagem. Estamos fazendo adesão de modo a recompor equipes de atenção básica. Além desses editais, também aderimos ao edital do Programa Mais Médicos EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 05, DE 08 DE MARÇO DE 2021 com vagas autorizadas pelo MS para o município da SERRA de 20 médicos para atuarem por um período de 3 anos nas unidades de saúde, este edital ainda está em período de inscrição dos profissionais médicos e estamos aguardando esses médicos chegarem no município para que possamos enviar aos serviços de saúde.
Nos editais do município, fizemos convocações de Editais da PMS que estavam abertos desde 2019 e 2020 convocamos todos listados nestes editais, porém dos 145 convocados dos editais de 2020 e 2021 compareceram apenas até agora 04 enfermeiros, 03 farmacêuticos, 02 Ginecologistas, 06 técnicos de enfermagem, 02 assistentes sociais, 02 clínicos, totalizando apenas 18 profissionais, sendo uma baixa ADESÃO dos profissionais. Da última convocação realizada pelo município foram 94 convocados, entretanto apenas 4 médicos. Dos 30 técnicos de enfermagem convocados apenas 06 assinaram contrato.
Estamos trabalhando junto a Procuradoria Geral do Município da Serra e já foi autorizado realizarmos a modalidade de pejotização de profissionais para atendimento nas unidades de saúde e UPAS já estamos em fase de cotação, sendo esta, uma contração emergencial para enfrentamento da pandemia aqui no município. Esta contratação tem previsão para contratação de médicos para compor as equipes nos serviços da rede municipal da Serra, esta é mais uma tentativa que o município estará adotando. Vale ressaltar, que há um colapso de profissionais de saúde em virtude do cansaço e da dupla carga de trabalho exercida pela saúde neste momento que é totalmente atípico para a organização dos serviços de saúde.
E na próxima terça-feira dia 23/03 realizaremos novas convocações de profissionais médicos e outras categorias de saúde.
3- O Governo Federal mandou alguma verba para o município a fim de ajudar a solucionar este problema?
Os recursos financeiros enviados para o enfrentamento do COVID-19 nos municípios são utilizados para o custeio dos serviços de saúde que atendem demandas de COVID-19. E o município da Serra vem utilizando para o custeio das ações para enfrentamento da Pandemia como aquisição de insumos, atendimentos em geral e organização das campanhas de vacina, os recursos recebidos gira em torno de 4 milhões de reais, porém há portarias que regulamentam a sua utilização e seguimos todas as normativas do Ministério da Saúde para execução deste custeio.
4- Acrescentar mais médicos na equipe de saúde do município seria a única coisa a ser fazer?
Para enfrentamento da Pandemia, contratação de profissionais não é a única ação, são diversas ações de enfrentamento a esta epidemia, entre elas a campanha de vacina, aquisição de insumos e equipamentos para os serviços, organização de transporte e logística para pacientes, campanhas de vacina, rede de frios e segurança, manutenção de equipes de vigilância em saúde e técnicos na gestão da atenção básica, ações de promoção a saúde e de diretrizes sanitárias para prevenção da transmissão do vírus, aquisição de testes rápidos para detecção da COVID-19, bem como exames laboratoriais de apoio diagnóstico, há muitas outras ações para enfrentamento da pandemia no município todas ações estão previstas e em andamento no plano de enfrentamento da COVID e no plano de contingência da Covid-19.
5- Existe uma Previsão para vacinação em massa contra a covid-19?
O município vem seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Imunização e pactuação das ações em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde do ES. Assim, conforme as doses vão sendo enviadas para o município vamos ampliando e intensificando as faixas etárias pactuadas e previstas no PNI e demais públicos-alvo. A expectativa é a cada mês ampliarmos o público-alvo e atingirmos as metas pactuadas.
6- O Hospital Infantil da Serra tem previsão de quando irá funcionar?
O município de Serra realizou no final do ano passado (2020) a transferência desta estrutura hospitalar para a Gestão Hospitalar da Secretaria Estadual de Saúde do ES, assim estamos em constante conversa com a SESA para que seja entregue a população esta estrutura. A SESA tem um plano de ampliação de vagas para paciente com diagnóstico COVID-19 para suprir a demanda hospitalar, e esperamos que nos próximos dias esta estrutura seja disponibilizada para o enfrentamento da epidemia COVID-19. O governo do Estado ja sinalizou o prefeito Sergio Vidigal sobre a implantação de 133 leitos de enfermaria e 20 de UTI para atender pacientes com Covid-19
Nesta segunda-feira (22), o Governo do Estado fará um evento simbólico de abertura da vacinação de idosos com idades entre 70 e 74 anos, com a presença do governador Renato Casagrande. O evento acontecerá na Unidade Regional de Saúde de Boa Vista, que fica na Rua Elias Thomaz, 237, Boa Vista II, às 6h30 da manhã.
O Estado recebeu 84.300 doses da vacina para a distribuição entre os municípios. Os da Região Metropolitana receberão as doses a partir desta segunda-feira (22). Com esse quantitativo, serão atendidos com a primeira dose, todos os idosos com 75 a 79 anos e 78% dos idosos na faixa etária de 70 a 74 anos, também com a primeira dose.
“À medida em que vamos recebendo do Governo do Estado as doses da vacina, a Prefeitura da Serra vai ampliando as faixas dos grupos prioritários. Estamos já vacinando idosos com mais de 75 anos e agora vamos ampliar para aqueles que estão na faixa dos 70 anos ou mais”, falou a secretária de Saúde, Sheila Cruz.
A previsão é de que ainda na noite de segunda-feira (22) seja aberto o agendamento para a vacinação deste público a partir de terça (23).
Também para esta segunda-feira, a Secretaria de Saúde da Serra (Sesa) liberou mais vagas para os idosos com idade acima de 75 anos e profissionais de saúde que deverão tomar a primeira dose. Haverá, ainda, disponibilidade de vacina para idosos com mais de 85 anos e para profissionais de saúde que precisam tomar a segunda dose.
Todos devem fazer o agendamento on-line no site da Prefeitura, no link http://gti.serra.es.gov.br/saude/. Os locais de vacinação são nas Unidades Regionais de Saúde de Jacaraípe, de Serra Dourada, de Novo Horizonte, de Boa Vista, de Serra Sede, e de Feu Rosa, além da Unidade Básica de Saúde de Nova Almeida.
Ao todo, a Serra já imunizou um quantitativo de 28.648 pessoas dos grupos prioritários, sendo que 21.176 receberam a primeira dose e 7.472 a segunda dose.
Sheila Cruz - Secretária Municipal de Saúde
Enfermeira, doutoranda em saúde coletiva pela UFES, Trabalhadora do SUS.